Chá ao serviço da beleza

O segredo do sucesso desta bebida reside na variedade de sabores e, acima de tudo, nas inúmeras utilizações a que se presta. Pode ser usado para efeitos medicinais, como pretexto para convívio social ou, inclusive, como manifestação cultural, e até ao serviço da estética.

Na antiguidade, beber chá diariamente era algo reservado às classes sociais mais elevadas, enquanto que as classes mais desfavorecidas recorriam ao chá em busca do alívio para as suas maleitas.

Atualmente utilização do chá democratizou-se e este serve, não só para aliviar o stress do dia a dia, passar momentos agradáveis a sós ou na companhia de amigos, mas também para combater uma indisposição ou até para coadjuvar dietas e contribuir para a beleza.cha

Neste último ponto, o chá vermelho e o verde são os principais aliados. O hábito enraizou-se de tal modo na sociedade contemporânea que, nos dias de hoje, o chá é bebido a qualquer hora e em qualquer lugar. Um evento social, uma pausa durante o horário laboral ou uma ida às compras, em casas especializadas ou até em cafés tradicionais, tudo serve de pretexto para desfrutar de um bom chá.

O chá é famoso, sobretudo, pelas suas propriedades relaxantes e estimulantes. Porém, de há uns anos a esta parte, tem vindo a chamar a atenção pelos seus benefícios para a beleza. Uma novidade no Ocidente, porque, no Oriente, o chá é utilizado há séculos como produto de beleza: para o banho ou cabelo, como dentífrico, loção, creme ou desodorizante.

O chá assume, igualmente, um papel muito importante como coadjuvante em dietas de emagrecimento.

Chá Vermelho
Possui propriedades curativas, atua sobre as substâncias que regulam as funções corporais. Bom diurético, é igualmente utilizado em casos de profilaxia de infeções, nas queimaduras e em contusões, porque tem um efeito anti bacteriano e reforça o sistema imunitário.

Chá Verde
A seguir ao chá preto, este é o mais divulgado e consumido na Europa. Com poderes curativos que fortalecem o sistema imunitário, este chá é considerado uma bebida light, dado que uma chávena do mesmo contém somente duas calorias.

Muito rico em antioxidantes, o chá verde ajuda a retardar o envelhecimento, estando, atualmente, muito em voga a sua inclusão na composição de produtos de cosmética.

Deixar uma resposta