HERANÇA GENÉTICA

A Genética é o ramo da biologia que estuda a transferência das características, físicas e biológicas de geração para geração. Muitos cientistas acreditam que a explicação para inúmeros problemas genéticos se encontra nos genes.

Aos processos relativos à transmissão das características genéticas entre os indivíduos ou seja, aspetos físicos e psíquicos são transmitidos dos ascendentes (pais) aos seus descendentes (filhos) chama-se a hereditariedade.

Muitos aspetos da forma do corpo, do funcionamento dos órgãos e dos comportamentos dos seres humanos são transmitidos por hereditariedade. Muitas das nossas características , quer em termos da nossa constituição física, quer em termos do nosso comportamento, são herdadas, já nascem connosco.

geneticA hereditariedade também conhecida por herança genética garante que os fatores genéticos sejam transmitidos através da reprodução dos seres vivos.

Existem dois tipos de hereditariedade: a especifica e a individual. A primeira diz respeito a todos os fatores que são comuns a uma espécie, já a individual designa os agentes genéticos responsáveis pelas características próprias dos indivíduos.

Assim, pela hereditariedade específica nós nascemos como seres humanos e devido à hereditariedade individual apresentamos aspetos semelhantes aos nossos progenitores.

A unidade funcional da hereditariedade onde estão presentes os portadores das informações genéticas que proporcionam a diversidade entre os indivíduos , chama-se “gene”.

O conjunto dos genes de um indivíduo chama-se Genoma e cada ser humano possui um único Genoma.

Os genes são transmitidos através dos gâmetas (espermatozoides e óvulos) cujas informações genéticas são transmitidas pelos pais aos filhos para que desenvolvam as suas características.

Cromossomas, ADN e genes são os agentes responsáveis pela transmissão das características genéticas. Os descendentes de uma espécie pertencem sempre a essa mesma espécie. Contudo entre indivíduos da mesma espécie é possível observar uma vasta gama de variações o que confere à vida uma enorme diversidade. Também na espécie humana existem diversas características que nos diferenciam uns dos outros.

Obviamente todos nós somos geneticamente diferentes, e ao saber a sua pré-disposição genética para avaliar a origem dos seus problemas estéticos vai conseguir obter uma solução mais rápida e eficaz. Esse sistema inovador já existe e está à disposição de todos os Centros e Clínicas de Estética que pretendam efetuar um trabalho rápido, seguro e eficaz.

 

Deixar uma resposta