LIMÃO – Saiba tudo sobre os benefícios deste fruto

dieta-do-limao 2Proveniente da Ásia, e com inúmeras aplicações não só na gastronomia como também no campo da saúde e beleza, o limão é um poderoso antioxidante, suaviza os sintomas das doenças reumáticas e previne o envelhecimento das células, favorecendo a boa saúde da pele.

Rico em vitamina C, vitamina B, fósforo, potássio, enxofre e magnésio, caracteriza-se como um fruto extremamente saudável, podendo ajudar na cura de inúmeras doenças devido às suas propriedades medicinais.

O seu sabor azedo pode passar a ideia que promove o aumento da acidez no organismo, mas não é o que realmente acontece.

O limão tem ação “alcalinizante “ (mérito do ácido cítrico) e, por isso, deixa o pH do sangue e de outros líquidos corporais menos ácidos, favorecendo o funcionamento do metabolismo e do organismo como um todo.

Com a sua ação antisséptica (de novo, por causa do ácido cítrico), ele ainda combate os microrganismos inimigos causadores da fermentação no estômago e no intestino, tornando-o num alimento que ajuda a evitar o acumulo de gases.

As suas propriedades anti bacterianas tornam este fruta de eleição para o tratamento de várias infeções, incluindo gripe e dores de garganta. Além disso, ele pode ser de grande utilidade para tratar a indigestão, estimular o processo de desintoxicação e melhorar o funcionamento do fígado.

Utilizado na culinária pelo seu valor nutritivo e acidez agradável, o limão é também bastante útil para eliminar maus cheiros, dando um aroma refrescante ao ambiente.

CURIOSIDADE
Na Índia, o sumo de limão é a bebida sagrada do desjejum matinal, agindo como agente de purificação, regulação e antídoto de envenenamento ou intoxicação.

 

Deixar uma resposta