“SOMOS O QUE COMEMOS”

siamo quello che mangiamoA comida que consumimos afeta todos os aspetos das nossas vidas, incluindo o envelhecimento, a capacidade de reproduzir, tempo de vida, estado mental e comportamento.

 O excesso de peso/obesidade, doença crónica, está associada a um estilo de vida e, por consequência a hábitos alimentares de risco. Estão já descritos e cientificamente estudados os distúrbios metabólicos que advêm desta patologia, como por exemplo a Diabetes Mellitus tipo 2, Dislipidémias (colesterol e triglicerídeos), Hipertensão arterial, entre outros.

É importante referir, que uma alimentação de risco, demasiado calórica e de baixo teor nutritivo, está na origem do excesso de peso/obesidade.

Há 2500 anos Hipócrates, acrescentou ainda “que o vosso alimento seja o vosso primeiro medicamento”. Porém uma sociedade onde se vive em contra relógio, assiste-se a uma situação contrária, no que respeita à alimentação.

Atualmente procuramos a alimentação, como substrato energético, caindo no esquecimento o seu papel nutritivo e preventor.

Fatores bioquímicos, como os antioxidantes bem como os fito-químicos, presentes nos alimentos permitem reduzir a ação dos radicais livres sobre as células, bem como fornecem elementos essenciais ao bom funcionamento da célula, de um determinado órgão-alvo.

Não nos podemos esquecer, que o processo de excesso de peso, consiste na realidade numa inflamação do tecido gordo, com libertação de fatores de inflamação que alteram o funcionamento de todas as células

Desta forma ao prevenirmos o excesso de peso com uma alimentação saudável, estamos também a contribuir para o não aparecimento de doenças graves.

 Para tal, a adoção de hábitos alimentares que respeitem quer o valor energético ideal, tendo em conta a atividade física praticada, quer a qualidade nutricional das escalas alimentares, procurando realizar uma alimentação rica em fibras estamos a garantir uma defesa celular e uma melhor e maior qualidade de vida no futuro.

 Adote um estilo de vida saudável, com prática regular de exercício físico para se manter jovem e em forma.

Deixar uma resposta