Tempo de Sono

sleeping-high
As regras do sono e estilo de vida que deve adotar para ter noites reparadoras.

Estando a qualidade do sono diretamente ligada com aspetos da vida como a alimentação, exercício físico e muitas vezes o espaço onde se dorme, a relação entre estes fatores é deveras importante.

Quais são os alimentos mais prejudiciais à qualidade do sono?

Gorduras, carne, condimentos, álcool, café, chá preto e estimulantes de ordem geral. Todos esses alimentos devem ser abolidos à noite pois não facilitam o sono profundo.

Que atividades se podem realizar nos momentos antes de deitar?

O que propomos é que meia hora antes de ir para a cama, faça a sua higiene, calmamente, sem se preocupar com o dia que passou ou antecipar o dia que se segue. Não levar trabalho, telemóvel, televisão para o quarto, dormir bem e depois ter um acordar suave.

Quanto ao exercício físico, se for feito antes do jantar ou de manhã ajuda e muito ter um sono tranquilo, já que as energias foram gastas e não serão gastas durante o sono. No entanto não é recomendável praticá-lo à noite já que há substâncias libertadas durante a sua prática que provocam excitação e nervosismo.

Como se deve organizar o espaço para dormir?

O quarto deve estar escurecido, em silêncio e a uma temperatura amena. A roupa deve ser relativamente leve, já que o próprio peso pode interferir com o sono. O colchão e a almofada não devem ser muito moles, nem muito duros, nem altos nem muito baixos, mas confortáveis e à medida de cada pessoa.

Dormir de costas, isto é de rosto para cima ajuda a que se marquem menos as rugas de expressão. O dormir de lado ou de bruços provoca que as rugas se tornem mais profundas.

A pele sensível deverá optar por lençóis de cama BRANCOS, porque os pintados em especial os escuros podem irritar as peles mais delicadas.

Normalmente aparecem rugas no pescoço, especialmente no espaço entre os seios, rugas muito marcadas devido a posturas que tomamos durante a noite. Manter os seios separados durante a noite ( por exemplo dormindo de barriga para cima) ajuda a atrasar o aparecimento dessas rugas.

Porque é que ver televisão antes de dormir é prejudicial?

A radiação luminosa da televisão bombardeia a retina através das pálpebras fechadas, o que estimula “atrapalha” o adormecimento.

Com um livro acontece o mesmo?

Sendo uma atividade cerebral, continua a haver um estímulo. Há pessoas que gostam de ler na cama, com proveito, mas também pode acontecer terem que ler a mesma página várias vezes.

Deixar uma resposta