O estranho mundo das gorduras

Duma maneira geral, há uma dificuldade generalizada de entendimento, sobre os diversos tipos de gorduras. Também não existe o hábito de ler os rótulos, onde são indicadas as quantidades e tipos de gorduras dos alimentos. Assim, vamos tentar prestar alguns esclarecimentos, tendo em vista o benefício da sua saúde.

Os alimentos, tanto os naturais como os processados, podem conter vários tipos de gordura. Alguns tipos têm efeito benéfico na saúde, aumentando o HDL, (colesterol bom) enquanto outros podem ser prejudiciais, aumentando o nível de LDL (colesterol mau).

Mesmo os tipos de gordura benéfica devem ser consumidas com moderação, pois contem mais calorias do que proteínas e carboidratos:

  1. Gorduras insaturadas, podem ser divididas em:
    1. Monoinsaturada – benéfica
    2. Polinsaturada – benéfica
    3. Gordura trans – prejudicial
    4.  Gordura saturada – prejudicial

1 – GORDURAS INSATURADAS (Monoinsaturadas e Polinsaturadas)

Estes 2 tipos de gorduras insaturadas, têm um efeito positivo para a saúde. A substituição de gorduras saturadas por insaturadas, ajuda a diminuir o nível de colesterol no sangue. O corpo necessita de gordura para absorver as vitaminas A, D, E e K, porém o seu consumo deve ser moderado, pois todos os tipos de gorduras também são ricos em calorias.

A gordura monoinsaturada pode ser encontrada nos seguintes alimentos:

  1. Abacate
  2. Óleo de canola
  3. Azeite
  4. Óleo de girassol
  5. Óleo de gergelim
  6. Óleo de amendoim

A gordura poliinsaturada pode ser encontrada nos seguintes alimentos:

  1. Peixes e frutos do mar
  2. Soja
  3. Óleo de peixe
  4. Grãos

2 – GORDURAS SATURADAS

Ainda existem controvérsias sobre os efeitos maléficos da gordura saturada para a saúde do ser humano. No geral, especialistas condenam a gordura saturada, relacionando-a com o aumento de problemas cardíacos. Porém, existem especialistas que condenam esses supostos efeitos maléficos da gordura saturada, indicando que por detrás dessa má fama, estão as industrias que queriam promover a gordura trans, como uma melhor alternativa.

As gorduras saturadas, podem ser encontradas no óleo de côco e seus derivados, banha de porco, óleo de algodão, óleo de palma (dendé), carnes gordas e lacticínios integrais.

3 – GORDURA TRANS

A gordura trans, é o nome dado à gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial, como acontece com a margarina. A hidrogenação de óleos vegetais é atraente para a industria de alimentos, porque proporciona diversas vantagens tais como:

  • Aumento da validade do produto.
  • Substituição de óleos feitos de gordura animal, podendo ser comercializada para vegetareanos e outras culturas onde a gordura de porco não é permitida.
  • Menor necessidade de refrigeração.

Em geral, as gorduras vegetais, como o azeite e os óleos, são bons para a saúde. Porém, quando passam pelo processo de hidrogenação ou são aquecidos, essa gordura prejudica as artérias.

Artigo escrito por: Estetigest – Para mais informações, contacte-nos: Dr EU

Os comentários estão fechados.