Deixar de fumar sem engordar

Cada vez mais as pessoas decidem deixar de fumar, quer por motivos de saúde quer porque, face aos condicionalismos legais, é cada vez mais difícil fumar.

Um dos grandes dilemas de quem pretende deixar de fumar é a possibilidade de engordar, que na maioria dos casos acontece.

Enquanto fuma a nicotina acelera o metabolismo e diminui o apetite. Quando se está a trabalhar e não se tem tempo para parar, é aparentemente mais fácil de fumar um cigarro e continuar a trabalhar do que interromper o trabalho para comer.

Normalmente, quando deixa de fumar, comer passa a ser um escape. Para além de melhorar o palato e os alimentos passarem a saber melhor, o metabolismo também diminui e isso significa que mesmo que coma o mesmo a probabilidade de engordar aumenta.

Mas, embora não seja agradável engordar, a boa noticia é que o aumento de peso é reversível enquanto que as lesões causadas pelo tabaco não.

Fazer dieta durante esta fase

É claro que as pessoas não são todas iguais e por vezes o fator “dieta” constitui um fator de ansiedade, o que a somar à abstinência do tabaco, pode não dar bons resultados em termos de saúde física e emocional.

A opção ideal: atividade física e alguma redução alimentar

A atividade física diária, como caminhar a um ritmo constante por 45 minutos, poderá ser o suficiente para compensar o decréscimo calórico provocado pela nicotina e seguir um plano alimentar como o que fazia antes, mas com uma diminuição calórica.

Em qualquer dos casos deve ser avaliada a situação para o processo de deixar de fumar, seja um sucesso, quer a nível físico, quer a nível emocional.

Algumas dicas para substituir o cigarro

  1. Comer de 3 em 3 horas seguindo um plano de calorias adequadas ao peso.
  2. Fazer no mínimo 30 minutos de atividade física ao ar livre, cinco vezes por semana.
  3. Quando necessitar de substituir o cigarro, mastigue uma pastilha elástica ou um rebuçado sem açúcar.

Artigo escrito por: Estetigest – Para mais informações, contacte-nos: Dr EU

 

Os comentários estão fechados.